NiTfm live

Na cidade

Primavera antecipada: fevereiro traz calor e temperaturas acima do normal

Espera-se sol, dias mais longos e valores com tendência para subir, segundo as previsões do IPMA.
Talvez vá andar de T-shirt.

O novo mês chegou com chuva, que deve manter-se até domingo, 2 de fevereiro. No entanto, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que esta semana ficará marcada por uma espécie de primavera antecipada.

“Nos próximos dias, até dia 4, vamos ter uma descida ligeira, mas com temperaturas sempre acima da média”, adiantou ao “DN” Madalena Rodrigues, meteorologista de serviço do IPMA.

O tempo quente do início do mês não será considerado uma onda de calor, já que para isso são necessárias temperaturas de seis graus superiores à média para essa época do ano durante seis dias consecutivos. Ainda assim, a especialista garante que alguns locais vão registar valores acima da média. 

Este domingo, 2 de fevereiro, por exemplo, as máximas vão chegar aos 22 graus. Na segunda-feira, 2, os termómetros vão marcar 23 graus nos distritos de Braga, Aveiro, Leiria, Santarém e Évora.

“Prevê-se tempo seco, sem precipitação, o que acentua a tendência de a temperatura descer. Depois teremos sol, dias maiores e a temperatura terá tendência para subir”, acrescenta a meteorologista.