NiTfm live

Na cidade

Prepare-se: vem aí uma massa de ar muito frio (e traz neve)

O fenómeno vindo da Irlanda traz também vento forte em vários pontos do País.
Vai ter de andar mais agasalhado.

A partir de quinta-feira, 14 de novembro, é melhor não sair de casa sem um casaco de pelo, cachecol e gorro. Vem aí uma massa de ar frio, proveniente da Irlanda, que pode trazer vento forte e queda de neve em vários pontos do País, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A descida acentuada da temperatura será a partir de amanhã [quinta-feira]. Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse à agência Lusa, citada pelo site “TVI24”, a meteorologista Ângela Lourenço.

De acordo com a especialista, por causa desta massa de ar muito frio que vem de norte, está prevista uma descida da ordem dos oito graus nas temperaturas máximas e dois a quatro graus nas mínimas.

“Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e 5 a 7 graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, garante.

Esta quarta-feira, 13 de novembro, estão também nove distritos do País em aviso amarelo devido à agitação marítima. São eles Viana do Castelo, Braga, Porto, Guarda, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. São previstas ondas de cinco a sete metros. Na quinta-feira, 14, os quatro primeiros distritos passam a estar sob alerta por causa da queda de neve, 

Segundo a meteorologista, haverá, ainda, aviso amarelo de vento, que vai atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela.