NiTfm live

Na cidade

Prepare-se: vai nevar em Portugal (e não é só na Serra da Estrela)

Vão estar dois distritos em aviso amarelo até sábado, de acordo com as previsões do IPMA.
Não se esqueça das luvas.

Se estava a pensar deixar em casa as luvas e o gorro, é melhor mudar o seu plano. A partir desta quinta-feira, 23 de janeiro, é bastante provável haver queda de neve em vários pontos do País, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

É por isso que os distritos de Guarda e Castelo Branco estão em aviso amarelo até às 12 horas deste sábado, dia 25. Prevê-se queda de neve acima dos 1400 a 1600 metros. 

De acordo com o IPMA, a situação poderá obrigar ao corte de estradas. Além disso, esperam-se possíveis danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve e abastecimentos locais prejudicados.

A previsão inclui também “aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Centro e Sul, que serão de neve acima de 1200 metros de altitude e que poderão ser acompanhados de trovoada e queda de granizo”, pode ler-se no site oficial do instituto.

Quanto às temperaturas para esta quinta-feira, 23, as mínimas variam entre os dois (Bragança e Vila Real) e oito graus (Santarém, Lisboa e Faro). Já as máximas ficam entre os cinco (Guarda) e 15 graus (Viana do Castelo).