NiTfm live

Na cidade

Prepare-se: rara passagem de Mercúrio à frente do Sol será visível em Portugal

O fenómeno vai acontecer esta segunda-feira, 11 de novembro, e só voltará a repetir-se daqui a 13 anos.
Esteja atento ao sol, mas com cuidado.

Esta segunda-feira, 11 de novembro, esteja atento ao céu: irá acontecer um fenómeno raro. O planeta Mercúrio vai passar entre a Terra e o Sol durante sete horas e meia, só voltando a repetir-se daqui a 13 anos. —

Em Portugal, o seu auge acontece por volta das 15h36, quando o planeta já estiver a meio caminho, sendo que começa às cerca de 12h35 e termina pelas 18h04. 

Mas, atenção: não deve olhar diretamente para o sol. Para ver o ponto negro passar tem de usar um telescópio com ampliação de entre 50 a 100 vezes, equipado com filtro solar, segundo as recomendações do Observatório Astronómico de Lisboa.

No País estão a ser preparados alguns locais onde poderá assistir ao fenómeno, dependendo, claro, das condições meteorológicas. O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, por exemplo, terá portas abertas ao público.

Se não tiver acesso a um dos locais, para olhar para o sol deve usar óculos com filtros solares, embora seja difícil avistar o planeta.

A última vez que o fenómeno aconteceu foi a 9 de maio de 2016. O evento astronómico volta a repetir-se a 13 de novembro de 2032.