NiTfm live

Na cidade

Prepare-se: a terra vai tremer em Portugal esta sexta-feira

"A Terra Treme" é um simulacro de sismo organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Aprenda o que deve fazer em caso de sismo.

O pior terramoto que assolou Lisboa parece uma lenda, uma coisa que está a anos-luz de distância, mas vários especialistas têm sido unânimes em afirmar que Portugal, quase inevitavelmente, voltará a viver um sismo de dimensões semelhantes às do terramoto de 1755. Também são unânimes quanto à sua imprevisibilidade. 

Para alertar a população sobre o risco sísmico e para a importância de executar ações simples que podem salvar vidas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil vai promover mais uma edição do exercício “A Terra Treme”. Marque na sua agenda: dia 15 de novembro, sexta-feira, às 11h15.

Só precisa dispensar um minuto do seu tempo para participar na simulação. Tal como ensina o site da iniciativa, basta fazer três gestos simples, na seguinte ordem: baixar, proteger e aguardar. 

Pode participar individualmente ou em grupo, em qualquer sítio, seja em casa ou no trabalho. Para que seja possível acompanhar todos os participantes e receber mais informações sobre o exercício, só tem de fazer um registo online.

A página oficial do “A Terra Treme” tem muitas outras dicas sobre como proceder se estiver em casa, num edifício ou na rua e também o que deve fazer depois que o terramoto acabar.

Etapas fundamentais.