NiTfm live

na cidade

Prepare as T-shirts: este fim de semana as temperaturas sobem aos 26 graus

IPMA avisa que as máximas vão estar sete a nove graus acima do que é normal para a época.
Será que dá para a estreia?

O último fim de semana de fevereiro de 2019 pode ser, também, o primeiro do ano em que faz praia — com fato de banho e tudo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima vai subir bastante nos próximos dias em Portugal continental, com os valores mais altos a variarem entre os 20 e os 26 graus celsius durante o fim de semana.

O IPMA adiantou que, este sábado e domingo, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 20 a 26°C, e entre 17 a 20°C nas regiões do interior norte e centro.

Segundo o instituto, estes valores previstos da temperatura máxima estão acima do valor médio para esta época do ano: sete a nove graus acima do que seria normal no domingo, dia 24, que será o dia com temperatura mais elevada.

A temperatura mínima terá uma pequena subida já esta quinta-feira, dia 21, não registando alterações significativas até ao fim-de-semana, com valores entre 5 a 7°C, excepto do interior norte e centro onde deverá variar entre 2 a 5°C e no Algarve entre 10 a 12°C.

O IPMA avisa, por isso, que estes valores configuram uma elevada amplitude térmica, com máximas elevadas e mínimas muito baixas, o que se vai traduzir num acentuado arrefecimento noturno.

.Já a partir da tarde desta quinta-feira, prevê-se também um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental, com ondas de oeste-noroeste entre 2,5 a 3,5 metros. 

Olhando para o mapa de previsões do IPMA, em Lisboa esta onda de tempo mais quente do que o normal para a época vai ter sabor a primavera, com céu limpo e máximas de 22 graus, no domingo. No mesmo dia, o Porto chega aos 23º, e Santarém, Setúbal e Braga aos 24º.