NiTfm live

Na cidade

O que precisa de saber para fazer um voo de balão no festival do Alentejo

O Festival Internacional Balões de Ar Quente está de volta a Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor a partir de 6 de novembro.

Quem é que quer dar uma voltinha?

Entre 6 e 12 de novembro, os céus de Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor, no Alentejo, vão encher-se de balões de ar quente. É a 21.ª edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente, que está de volta com 34 equipas de vários países europeus. Mas não precisa de ficar apenas a ver — há experiências de voo para toda a gente, provas de vinho e até dois Night Glow.

Saiba o que vai acontecer durante o evento e o que tem de fazer para apanhar boleia de um balão de ar quente nos próximos dias.

Compre um voucher solidário

Durante o evento, os voos vão estar associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para a ASBIHP — Associação de Spina Bifida e Hidrocefalia Portuguesa e/ou Bombeiros dos concelhos aderentes. Portanto, para realizar um voo livre deve adquirir um voucher solidário junto das instituições referidas. São estes os contactos.

ASBIHP: voosolidario@nullasbihp.pt
Bombeiros de Ponte de Sor: fibaq2017@nullahbv-pontedesor.pt
Bombeiros de Fronteira: comandante@nullbvfronteira.pt
Bombeiros de Monforte: comandobvm@nullgmail.com
Bombeiros de Alter do Chão: bombeirosalter@nullhotmail.com

Os voos realizam-se de 6 a 11 de novembro, de manhã (6h30) e à tarde (14h30). Os horários indicados dizem respeito à hora do ponto de encontro. Quanto aos locais de meeting point, são eles.

Alter do Chão (dia 6): junto à zona industrial
Fronteira (7): Reta de todo-o-terreno de Fronteira
Monforte (8): Rossio
Chança (9): a definir
Montargil (10): a definir
Ponte de Sor (11): junto à Câmara Municipal de Ponte de Sor

Pode consultar o regulamento completo dos voos na página de Facebook do evento.

Também pode participar num voo cativo

A organização do evento vai realizar voos cativos, isto é, voos presos apenas com descidas e descidas. Acontecem todos os dias durante o festival sempre que as condições meteorológicas assim o permitam, em local e hora a designar na página oficial do evento no Facebook.

A hora de meeting point dos voos cativos é às 10h30.

Além dos voos há provas de vinhos e dois Night Glow

A Herdade Fonte Paredes vai estar presente nos meeting points a oferecer provas de vinhos. Quanto ao Night Glow, este vai ser um espetáculo noturno em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar. Mas nunca o chegam a fazer: os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espectáculo visual único.

Os Night Glow acontecem às 19 horas dos dias 9 e 10 de novembro — o primeiro no Campo de Futebol de Alter do Chão e o segundo em Ponte de Sor, num local ainda a definir. A entrada é livre.

O Festival Internacional Balões de Ar Quente é organizado pela Publibalão em parceria com o Alentejo sem Fronteiras — Clube de Balonismo. Recorde o artigo da NiT com imagens da primeira edição do evento.