na cidade

Praias de Galapos e Galapinhos vão ser ligadas por passadiço

As obras estão ligadas às melhorias das praias do concelho e ao programa Arrábida Sem Carros, no concelho de Setúbal.

Até ao final do ano, as praias de Galapos e de Galapinhos, na Arrábida, vão estar ligadas por um passadiço. A obra faz parte da estratégia de melhoria da mobilidade nas praias do concelho de Setúbal, que inclui os já muito falados limites ao tráfego automóvel na região.

Quando foi anunciado em detalhe o programa “Arrábida Sem Carros”, destinado a garantir a fluidez de trânsito e segurança no acesso às praias de Setúbal já esta época balnear, foi também explicado que o dinheiro proveniente dos diversos parques de estacionamento dissuasores na região seria parcialmente utilizado para diversas obras.

O plano de investimento na região, que ascende a cerca de um milhão de euros, vai abranger as praias da Albarquel, Figueirinha, Galapos/Galapinhos e Creiro/Portinho da Arrábida, e ainda a reabilitação do Parque da Comenda.

Agora, o site “Setúbal Mais” confirma que a Câmara Municipal de Setúbal vai criar este passadiço entre Galapos e Galapinhos, para facilitar a ligação entre as duas praias, além de melhorar os acessos e saneamento de ambas e demolir o restaurante João, que foi destruído pelo mau tempo no início do ano.

Recorde-se que plano de transportes traz uma nova ligação vaivém, gratuita, de 20 em 20 minutos, entre a Praia da Figueirinha e o Creiro, com paragens nas várias zonas balneares existentes neste percurso. Estão previstos mais serviços, em regime de vaivém, para acesso direto às praias, concretamente no Creiro e no Portinho da Arrábida.

Também esta quinta-feira, 24 de maio, foi anunciado que a implementação das medidas do programa “Arrábida Sem Carros”, destinado a garantir a fluidez de trânsito e segurança no acesso às praias de Setúbal, foi antecipada para 31 de maio, por se tratar de um feriado.

A decisão, tomada pela Câmara de Setúbal em conjunto com a GNR e a transportadora TST, pretende fazer face à possibilidade de no feriado de 31 de maio se verificar grande afluência de pessoas às praias, caso haja condições meteorológicas favoráveis.

Para saber tudo sobre o programa Arrábida Sem Carros pode consultar o artigo da NiT aquando do seu lançamento, ou a notícia sobre os preços do estacionamento.