NiTfm live

Na cidade

Praia de Faro interdita a banhos por causa de bactéria na água

Interdição foi imposta na manhã desta terça-feira, 13 de agosto. As análises realizadas indicaram valores elevados da bactéria E. Coli.
A bandeira vermelha foi içada.

A Praia de Faro foi interdita a banhos esta terça-feira de manhã, 13 de agosto, devido à elevada concentração na água de uma bactéria que, habitualmente, se encontra em matéria fecal. As análises feitas na segunda-feira, dia 12, indicaram valores “bastante superiores ao mínimo” da bactéria Escherichia coli, mais conhecida como E. coli, avança o jornal “Barlavento”.

Esta manhã a bandeira vermelha estava içada e a Bandeira Azul foi retirada. Nuno Cortes Lopes, comandante da Capitania do Porto de Faro, referiu ao jornal que a situação “não é normal”. Segundo o comandante, são feitas análises pela Administração Regional de Saúde do Algarve diariamente para verificar a qualidade da água na Praia de Faro.

“As amostras recolhidas na segunda-feira, 12 de agosto, foram analisadas e na manhã de hoje [dia 13] os resultados mostraram valores anormais. A Delegada Regional de Saúde recomendou-nos que a bandeira vermelha fosse içada e não íamos deixar de cumprir essas recomendações”, explica Nuno Cortes Lopes.

Esta terça-feira, foram recolhidas novas amostras e os resultados sairão na manhã de quarta-feira, 14 de agosto. “Esperamos que amanhã já possa ser possível tomar banho na praia, mas até lá a bandeira vermelha ficará içada e a azul arriada”, remata Nuno Cortes Lopes.