NiTfm live

Na cidade

Há mais 8 praias com Bandeira Azul em Portugal — são 360 no total

O Algarve é a região do País com mais distinções. Foram apresentadas esta quarta-feira, 20 de maio, em Oeiras.
São 87 no Algarve.

Em 2020, a Bandeira Azul vai chegar a 360 praias fluviais e costeiras do nosso País, um total que conta com mais oito do que em 2019. A anúncio foi feito esta quarta-feira, 20 de maio, pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul.

As novas distinções foram apresentadas no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, e contemplam 322 praias costeiras, mais cinco do que no ano passado, e 38 fluviais, mais três do que em 2019. O Algarve é a região com mais Bandeiras Azuis: são 87 no total. Seguem-se o norte do País (76), o Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Num panorama de pandemia global, a organização tem como lema “de volta ao mar, com a atitude de mudar”, e apela à responsabilidade de todos os veraneantes no regresso às praias.

Ainda assim, José Archer, da Associação Bandeira Azul, reforçou que vai caber às entidades responsáveis pela praia, marina ou embarcação galardoada implementar as regras extraordinárias que o contexto exige no seu espaço.

“Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar”, disse, salientando que há uma grande diversidade de praias e que as autoridades locais terão de adaptar as recomendações às realidades específicas de cada uma.