NiTfm live

Na cidade

Portugal está entre os 30 países mais sustentáveis do mundo

O relatório feito por cientistas independentes da ONU analisou o desempenho de 162 países.
São boas notícias, mas ainda há grandes desafios pela frente.

Aos vários títulos que Portugal tem vindo a acumular, junta-se agora mais um: está entre os 30 países mais sustentáveis do mundo. Num total de 162, o relatório feito por cientistas independentes para a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável para 2019 coloca-nos em 26.º lugar.

Por outras palavras, arrecadou 76,4 pontos de um máximo de 100. Entre os 17 objetivos avaliados pela ONU, Portugal está a cumprir com distinção o sétimo. Ou seja, garantir fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

Os dados também são considerados favoráveis, apesar de existirem alguns obstáculos, na saúde de qualidade, trabalho digno e crescimento económico e cidades e comunidades sustentáveis, como avança a “TVI24”.

Contudo, segundo o mesmo relatório, o País ainda tem grandes desafios pela frente, como a produção e consumo sustentáveis, proteção da vida marinha e a ação climática, sendo o último um dos mais urgentes, já que inclui adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas.

Os dez países com desenvolvimento mais sustentável são membros da União Europeia. O primeiro da lista é a Dinamarca, seguida da Suécia, Finlândia, França e Áustria.