NiTfm live

na cidade

Portugal é o terceiro país mais verde do mundo

O Good Country Index colocou o nosso País no ranking mundial na categoria "Planeta e Clima".
Foram analisados 153 países.

O Good Country Index, que mede o impacto positivo que alguns países têm no mundo, colocou este ano Portugal no terceiro lugar da categoria “Planeta e Clima”. A pegada ecológica relativa ao tamanho da economia e a percentagem de energias renováveis usadas foram alguns dos parâmetros analisados.

As outras categorias presentes no relatório são “Ciência e Tecnologia”, “Cultura”, “Paz Internacional e Segurança”, “Ordem Mundial”, “Prosperidade e Igualdade”, e “Saúde e Bem-Estar”. Na avaliação global, Portugal encontra-se no trigésimo lugar dos 153 países analisados.

Numa notícia publicada esta segunda-feira, 15 de abril, sobre o resultado deste ranking, a britânica “BBC” refere o terceiro lugar de Portugal na lista dos países mais verdes destacando a liderança do País no investimento de estações de carga para carros elétricos, os incentivos para os cidadãos instalarem painéis solares e energias renováveis com taxas baixas e o uso comum da reciclagem e da compostagem.

O top dez dos países mais verdes do Good Country Index é composto, por esta ordem, pela Noruega, Suíça, Portugal, Eslovénia, Chipre, Finlândia, Suécia, Alemanha, Croácia e Eslováquia. A lista completa pode ser consultada no site do Good Country.

A Noruega, vencedor da lista, é o país com o maior uso de carros elétricos e estabeleceu a meta de se tornar “climaticamente neutro” até 2030. A capital Oslo foi nomeada Capital Verde Europeia 2019 pela Comissão Europeia. O prémio, a que concorrem cidades com mais de cem mil habitantes, já foi atribuído a Lisboa para 2020, tornando-a assim a primeira cidade do sul da Europa a vencê-lo.