NiTfm live

Na cidade

Portugal dos Pequenitos pode ter um mini CCB e uma mini Casa da Música

O parque lúdico de Coimbra vai mudar algumas coisas nos próximos tempos.
2019 será um ano de mudanças.

Desde 1940 que o Portugal dos Pequenitos é visitado por miúdos — e adultos — de todo o País. 2019, porém, será um ano de mudanças para este parque lúdico de Coimbra que foi projetado por Cassiano Branco e que é gerido pela Fundação Bissaya Barreto.

Segundo o “Diário de Notícias”, o Portugal dos Pequenitos terá uma nova entrada, que vai ficar no extremo oposto da atual. Será construído um novo edifício do lado da Quinta das Lágrimas que, além de bilheteira, irá funcionar como loja, espaço de restauração, zona de patinagem e vai ter ainda uma sala para festas.

Depois dessa construção, o objetivo da Fundação Bissaya Barreto é projetar novos edifícios — que reflitam o lado mais contemporâneo do País — no parque. Apesar de ainda não haver acordos assinados, o “DN” avança que poderão ser construídos um mini Centro Cultural de Belém e uma mini Casa da Música.

A presidente do conselho de administração da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento, adianta que estão a ser tratadas as autorizações para serem criadas as réplicas e que o Portugal dos Pequenitos está hoje “de alguma forma desatualizado”.

“Vamos dotar os pavilhões de conhecimento, para que as crianças quando nos visitam fiquem com o conhecimento de determinado país ou região. Aquilo é um parque pedagógico, queremos mantê-lo”, disse. A ideia será investir na componente digital da pedagogia. Em 2017, passaram pelo Portugal dos Pequenitos cerca de 270 mil pessoas.