NiTfm live

Na cidade

Porto vai ter 400 novos apartamentos com rendas acessíveis

O Quartel do Monte Pedral passou para a Câmara Municipal e será requalificado. O projeto prevê ainda uma zona comercial.
O espaço terá também zona comercial.

O antigo Quartel do Monte Pedral, que fica entre as ruas Serpa Pinto, Egas Moniz e Constituição, no Porto, vai voltar a ser um imóvel da Câmara Municipal. O espaço com uma área de 25 mil metros quadrados vai ser adaptado para um projeto com apartamentos de rendas acessíveis, residência universitária e uma área comercial.

Segundo o jornal “Público”, o presidente da Câmara, Rui Moreira, revelou que este será “o maior projeto de habitação para arrendamento acessível lançado em Portugal”. Deverá ter entre 370 e 400 apartamentos com várias tipologias, uma residência para estudantes com mais de 100 habitações, áreas de comércio e estacionamento.

O renovado Quartel do Monte Pedral conseguirá depois ter capacidade para mais de mil residentes. Desde 1997 que a Câmara Municipal tentava reaver este espaço ao Estado, que tinha sido cedido em 1904. O acordo foi fechado esta quinta-feira, 10 de janeiro.

O projeto deverá estar concluído nos próximos três anos. Por enquanto, ainda não se sabem os valores que vão ser praticados, nem como será feito o acesso a este novo espaço de habitação.