NiTfm live

Na cidade

Portagens do Algarve e do interior do País vão passar a ter descontos

Governo confirmou cortes para quem vive, trabalha e visita no fim de semana estes territórios. Via do Infante também abrangida.
Mudanças em breve.

A notícia chegou na passada sexta-feira, 24 de janeiro: a ministra da Coesão Territorial anunciou que o Governo está a preparar um novo modelo das portagens para o interior do país, com descontos para quem vive, trabalha e quem visita no fim de semana estes territórios.

“Estamos a trabalhar num modelo de desconto de portagens para o interior baseado em descontos de quantidades e descontos no fim de semana, que beneficiem os utilizadores frequentes, bem como aqueles que desejam visitar o interior”, afirmou a ministra Ana Abrunhosa, citada pela agência Lusa, segundo noticiaram diversos meios.

Não foram adiantados prazos ou valores, mas foi revelado que já há um grupo de trabalho a ponderar diversos cenários para a redução das portagens. Mais tarde, a ministra precisou que a Via do Infante e a A28 também deverão estar abrangidas.

O Turismo do Centro reagiu à notícia, divulgando em comunicado que a medida é muito positiva. “Obviamente que esperamos que possam ser [valores] decisivos para aumentar a competitividade e a atratividade do território. É um estímulo que poderá ser muito positivo”, frisa a entidade.

“Há muito que defendemos que o valor elevado das portagens é um elemento dissuasor, que afasta os turistas interessados em descobrir o Interior do país e que veio agravar os problemas dos territórios de baixa densidade, constituindo um obstáculo ao desenvolvimento”, adianta este organismo.