NiTfm live

Na cidade

Pode ou não ir à praia? Como estará o tempo no fim de semana

Há chuva fraca prevista para este sábado, mas as temperaturas estão a subir.
A situação promete melhorar.

O verão de 2019 está a ficar na memória de muitos como um dos mais instáveis: poucos dias de calor surgem alternados com frio, chuva e vento e, semana após semana, a situação promete mudar e a estação mostrar-se em força, mas nunca chega a acontecer.

Junho deste ano foi mesmo, em Portugal, o mês mais frio praticamente nas últimas duas décadas, revelou esta semana o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

E depois de mais uma semana de temperaturas amenas mas céu constantemente nublado, a situação vai melhorar, ainda que ligeira e progressivamente.

Para este sábado, 6 de julho, o IPMA prevê para a generalidade do território céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, podendo a nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste.

Há a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste durante a manhã, em especial entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo de Sines. E durante a tarde aumenta a nebulosidade no interior do Minho e Douro Litoral, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas zonas montanhosas.

Também na Grande Lisboa há nuvens e possibilidade de ocorrência de chuva fraca durante a manhã. A temperatura máxima na capital será de 25 graus, no Porto de 23 graus e no Algarve de 27 graus, com céu limpo a acompanhar. Para quem está no Algarve, a resposta é sim: durante todo o fim de semana, está tempo de praia.

Para quem está no norte e centro, depende da sua tolerância ao céu encoberto e vento. Para domingo, a chuva deverá desistir de Portugal, mas continuam as nuvens no norte e centro do País. Com máximas de 26 graus na região de Lisboa e vento de noroeste moderado, no Porto as máximas não passam dos 23 graus.

A meio da próxima semana a situação promete melhorar e no fim de semana, de 13 e 14 de julho, as primeiras previsões, ainda que provisórias, antecipam dias de sol e termómetros próximos dos 30 graus: logo a partir de quinta-feira, dia 11.