NiTfm live

Na cidade

Pode aprender tudo sobre a tabela periódica no Metro de Lisboa

Se passar pela estação da Alameda às 17 horas desta terça-feira, tem à espera atividades gratuitas.
São vários dias temáticos.

Segundo a UNESCO, este é o Ano Internacional da Tabela Periódica. Assim, o Metropolitano de Lisboa vai juntar-se ao Departamento de Engenharia Química e ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico para celebrar a data.

Se passar pela estação da Alameda (da linha vermelha) às 17 horas desta terça-feira, 25 de junho, vai poder participar nas atividades planeadas e gratuitas. Lá, vai conhecer os elementos metálicos e não metálicos da tabela periódica, responder a um questionário sobre o tema, tirar fotografias num photobooth e ainda receber brindes e folhetos informativos.

No dia 11 de julho, na mesma estação, os radioativos são abordados. Um mês depois, a 16 de setembro, os novos elementos vão ser os protagonistas. Em outubro (3 e 17, respetivamente), vão ser destacados os metais e os luminescentes. Por último, para 20 de novembro está marcado o dia do “último elemento”. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer a tabela periódica ao público e assim celebrar 150 anos da mesma.