NiTfm live

Na cidade

Passe que liga o Alentejo a Lisboa e ao Algarve vai ficar 74% mais barato

A redução especial foi anunciada pela CIMAL e entra em vigor a partir de setembro.
Abrange os autocarros.

Esta quinta-feira, 22 de agosto, foi anunciado que o preço do passe da Rodoviária do Alentejo que liga a região litoral a Lisboa, Algarve e Évora vai passar de 150€ para 40€. Segundo Vítor Proença, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, a medida abrange utentes de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines (Setúbal), Grândola e Odemira (Beja) com assinaturas do passe mensal.

As deslocações principais desta linha são feitas para Lisboa, onde muitos moradores da região trabalham, mas também há viagens diárias para o Algarve — com destaque para Aljezur, Lagos e Portimão —, Montemor-o-Novo e Évora. A redução do preço vai entrar em vigor a partir de setembro. 

A assinatura do novo protocolo de preços dos transportes públicos entre a CIMAL, a AML (Área Metropolitana de Lisboa), a CIMAC (Alentejo Central) e a AMAL (Área Metropolitana do Algarve) está marcada para o final da tarde desta quinta-feira, 22 de agosto. 

Vítor Proença reconheceu que a “boa medida” se traduz “numa redução com algum significado para o rendimento dos utentes que, por razões de emprego, têm de se deslocar para a Área Metropolitana de Lisboa”, mas defende que é necessário aplicar também a redução de preços nos comboios.

Para aderir ao passe mensal da Rodoviária do Alentejo, só precisa de se registar no site da CIMAL.

É já no mês que vem.