NiTfm live

na cidade

Há um novo parque verde em Lisboa onde pode fazer piqueniques

O Parque Urbano do Vale da Montanha, na zona oriental da cidade, tem 11 hectares. É inaugurado esta quarta-feira, 21 de março.

Ideal para tardes em família.

O novo parque urbano da cidade, o Parque Urbano do Vale da Montanha, fica entre o Parque da Belavista e a linha de comboios do Areeiro. Vai ligar a Avenida Almirante Gago Coutinho e a Marechal António de Spínola e, segundo avança a Câmara Municipal de Lisboa, a inauguração oficial acontece na manhã desta quarta-feira, 21 de março, data em que também se comemora o Dia da Árvore.

O espaço de 11 hectares começou a ser construído em 2015, como parte do programa de expansão do Corredor Verde Oriental, que no seu conjunto terá uma extensão de cerca de 150 hectares, assegurando a ligação do Areeiro à zona ribeirinha, em Marvila.

Este terreno estava ao abandono, e foi totalmente recuperado. Vai ter ligação ao também recentemente inaugurado Parque Urbano do Casal Vistoso, através de uma ponte pedonal e para ciclistas. No espaço foram colocados relvados, arbustos, árvores e também um parque infantil e um quiosque. 

Algumas das alterações que tiveram de ser feitas no parque incluíram movimentações de grandes pedaços de terra, para que quem esteja no parque não esteja tão exposto à poluição sonora e visual da linha de comboios e da Avenida dos Estados Unidos da América.

A abertura do parque esteve dependente da atribuição da concessão do quiosque. O concurso já terminou, e no espaço vai poder pedir comida e bebida.