NiTfm live

na cidade

Parque das Nações eleita a melhor freguesia da Grande Lisboa para se viver

Zona da antiga Expo ganhou em vários critérios de qualidade de vida. No top 10 das melhores freguesias, as maioria é nos arredores de Lisboa e não na capital.

A zona da antiga Expo continua a ter qualidade de vida.

No ano em que a Expo 98 faz 20 anos, a zona habitacional que aproveitou a reabilitação da vasta área e se instalou no seu lugar é mesmo a melhor da Grande Lisboa para se viver.

Pelo menos, esses são os resultados de um estudo de um portal imobiliário, que pretendeu descobrir quais as melhores freguesias para habitar dentro dos concelhos da Grande Lisboa, ou seja incluindo Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.

E em todos estes concelhos, o estudo do Imovirtual, depois de entrevistar mais de dois mil residentes, concluiu que o Parque das Nações é a melhor freguesia, mas que no top 10 apenas mais três são do concelho de Lisboa, e as restantes de concelhos em seu redor.

Como critérios de melhores locais para se morar, os inquiridos avaliaram as freguesias através de 12 fatores: Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento. Todas as freguesias do top 10 de melhores tiveram pior nota no fator ‘Custo de Vida’, o que demonstra que as melhores parecem, também, ser as mais caras.

No top 10 das freguesias da Grande Lisboa melhor classificadas encontram-se respetivamente a do Parque das Nações, Ericeira, Mafra, Porto Salvo, Moscavide e Portela, São João das Lampas e Terrugem, Alvalade, Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Cascais e Estoril e a do Areeiro.

No top 10 das pior classificadas estão as freguesias da Encosta do Sol, Mina de Água, Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Rio de Mouro, Santa Clara, Agualva e Mira-Sintra, Falagueira-Venda Nova, Pontinha e Famões, Camarate, Unhos e Apelação e por último, a freguesia do Cacém e São Marcos. A Amadora e Sintra são os concelhos que concentram as seis freguesias pior avaliadas do top 10 para se viver, segundo os inquiridos.