NiTfm live

na cidade

O País está em alerta amarelo devido à chuva forte, rajadas e agitação marítima

Pode ainda nevar em locais acima dos 1400 metros. As melhorias só se farão sentir a partir de quarta-feira.
As melhorias só se devem sentir a partir de terça-feira.

A semana começa com chuva forte, rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora, agitação marítima e neve acima dos 1400 metros. Com este cenário, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o País em alerta amarelo. Existem ainda algumas zonas onde o aviso é laranja, o segundo mais grave.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa e a Madeira estão com alerta laranja, devido à agitação marítima que se vai sentir nas próximas horas. Espera-se que durante o período da manhã, o aviso baixe para amarelo, como está a maioria do território nacional.

Beja, Castelo Branco, Coimbra Viseu, Évora, Guarda, Faro, e Portalegre poderão ter rajadas até 80 quilómetros durante toda esta segunda-feira. A juntar a estes alertas do IPMA estão os avisos da Proteção Civil. Devido à precipitação, o piso estará escorregadio o que poderá levar à formação de lençóis de água em estradas e à possibilidade de cheias nas cidades. Quedas de ramos e árvores são outros dos alertas deixados.