NiTfm live

na cidade

Outono chega no domingo com temperaturas acima dos 35º em quase todo o País

Há avisos amarelos e muitas regiões próximas dos 40º. O IPMA admite que a situação é invulgar para a época.

Aproveite a costa alentejana.

Se não trabalha este domingo e lhe apetecer ir à praia, aproveite: as temperaturas vão estar bem acima dos 30º em várias regiões do País.

O verão de 2018 custou a chegar e teve um arranque fresquinho e ameno, levando milhares de pessoas a comentar que tudo indicava que setembro era o novo julho e o outono o novo verão. Parece que tinham razão. Para o primeiro dia de outono, 23 de setembro, domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê 35º em Lisboa, 33º em Faro e Évora chega mesmo aos 38º. 

Só a norte o tempo vai estar menos quente, com o Porto a chegar aos 26º. As temperaturas acima dos 30º Celsius e, em muitos casos próximas dos 40º, vão continuar nos dias seguintes.

Segundo o meteorologista Ricardo Tavares à Lusa, citado pelo “JN“, o outono começa assim com temperaturas bastante elevadas para esta altura do ano.

“Vamos ter uma subida de temperatura já no sábado, com algum significado, entre dois a quatro graus Celsius das máximas, o que já levou o IPMA a emitir aviso amarelo de tempo quente“, explicou.

Para já, estão em aviso amarelo para sábado e domingo os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja devido ao tempo quente, mas o IPMA admite estender o alerta a outros distritos.

Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40 graus no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa. Em todo o território vão estar valores acima dos 30 graus. Uma situação de calor “bastante acima da média para esta altura do ano”, concluiu. A partir de terça-feira, as temperaturas deverão começar a descer.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio de outono deste ano acontece no dia 23 de setembro, às 02h54.