NiTfm live

na cidade

Os papagaios mais coloridos do Zoo de Lisboa ganharam uma casa nova

A instalação do Jardim Zoológico onde estão os Lórios — da Ásia e Austrália— foi renovada e reabriu. E até os pode alimentar.
São mesmo incríveis.

Ano novo, vida nova — e casa nova para os papagaios do Jardim Zoológico de Lisboa. “O Parque Arco-íris dá asas ao nosso bem-estar” é o mote da renovada instalação destas pequenas aves, criada em 2001 e que reabriu agora melhorada, aos visitantes do Zoo.

A instalação do Jardim Zoológico, onde se encontram os Lórios, os pequenos e coloridos papagaios das ilhas do sudeste asiático e partes da Austrália, foi completamente reabilitada. No “Parque Arco-Íris”, pode agora explorar o ambiente destes animais, vê-los esvoaçar e até alimentá-los, sempre que eles o permitirem.

O “Parque Arco-Íris” alberga três espécies diferentes de Lórios: o vermelho, o arco-íris e o reticulado. Estas aves, ativas e ruidosas, vivem geralmente em bandos de cerca de 30. A captura para o comércio ilegal de espécies exóticas é uma das principais ameaças que enfrentam e o Jardim Zoológico procura ter um papel ativo na sua conservação e na consciencialização do público.

A reabilitação do espaço foi feita com o apoio da farmacêutica JABA Recordati que patrocinou o “Parque Arco-Íris”. Um grupo de voluntários ajudou a limpar e a jardinar o terreno, a recuperar as estruturas de madeira, a construir os ninhos das aves e a afixar os materiais coloridos da nova casa.