NiTfm live

na cidade

Os locais e as horas perfeitas para ver a super lua mais bonita do ano

O Observatório Astronómico de Lisboa diz que a lua vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que é costume.
Prepare a máquina fotográfica.

Se o tempo ajudar, a super lua que está prevista para esta terça-feira, 19 de fevereiro, vai ser a maior e mais brilhante — resumidamente, a mais incrível — deste ano. Durante a noite, o satélite natural da Terra fica mais próximo dela no seu ponto de órbita, e quem ganha são os olhos e as contas de instagram.

As super luas acontecem quando o ponto da órbita da lua, no caso de estar cheia, fica mais próximo da Terra — e por causa disso, ela parece muito maior e mais brilhante. O Observatório Astronómico de Lisboa chama a este ponto da órbita da Lua “perigeu”.

Se as condições meteorológicas o permitirem, ressalva este organismo, a melhor hora para observar esta “super lua cheia” será no momento do seu nascimento, quando ela aparece numa versão muito maior do que habitual: parecendo ampliada por estar mais baixa, mais perto da linha de horizonte.

Ou seja, as melhores horas para ver o fenómeno vão coincidir com as marcadas para ela nascer: em Lisboa pelas 18h17, no Porto pelas 18h10, Funchal pelas 18h58 e em Ponta Delgada pelas 18h28.

A lua nascerá no quadrante nordeste, por isso prepare as bússolas e marque o nordeste, é aí que a vai encontrar.

O ideal é ter uma vista desimpedida e o tempo tem mesmo de ajudar: com céu completamente tapado, não há lua à vista. Aqui, e analisando as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, as notícias não são famosas para Lisboa. Embora a chuva só deva persistir de manhã esta terça-feira, para o início da noite a previsão continua a ser de céu muito nublado.

No entanto, no decorrer da noite há previsões de períodos de céu parcialmente nublado, pelo que fica a esperança de abertas. E não se esqueça que, apesar de a melhor hora para a ver a lua ser a do nascimento, durante toda a noite, embora menos nítida, ela estará maior — ainda poderá até continuar um pouco maior do que o habitual na noite seguinte.

O fenómeno vai ser visível em todo o território nacional. Nas ilhas, as previsões apontam na sua maioria para céu pouco nublado, aumentando as probabilidades de conseguir espreitar por entre abertas.

Segundo o Observatório de Lisboa, esta lua cheia vai mesmo ser 14% maior e 30% mais brilhante do que é habitual.

Será a lua mais favorável para se observar dos últimos tempos. E, adianta o Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, citado recentemente pelo jornal “Sul Informação”, até uma estrela vai ajudar: a lua vai estar na constelação de ‘Leão’, que nasce logo ao anoitecer, a 4 graus de Regulus, a estrela mais brilhante desta constelação. Regulus é a 21.ª estrela mais brilhante do céu, por isso vai dar uma grande luminosidade à lua nessa noite. 

Carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiT de locais bonitos e de vista desafogada, porém em alguns casos protegidos do frio, para tentar ver, por entre as nuvens, a incrível super lua desta terça feira.