NiTfm live

Na cidade

Olhão invadido por cartazes criativos — com recados para quem teima em passear

A autarquia criou uma campanha onde, com humor, passa mensagens sérias à volta do mesmo: a altura é mesmo para ficar em casa.
Um dos outdoors do município.

Os portugueses têm sido alvos de elogios internacionais pela sua contenção e isolamento social, cruciais para tentar travar a escalada da pandemia do coronavírus no nosso País. Mas como em tudo há excepções, amplamente noticiadas: pessoas que tentam viajar, ir de férias, outras que continuam a fazer vida normal e a passear como se nada fosse, ou a encontrar nas excepções ao isolamento recomendado — compras de comida, farmácia e afins — desculpas para estar na rua.

Com a Páscoa a aproximar-se, os algarvios sentem-se particularmente em risco pelos comportamentos deste último grupo, de quem parece ainda acreditar que a Covid-19 é inofensiva. E por isso têm-se multiplicado, nos últimos dias, apelos a que os portugueses não vão de férias para o Algarve — e mesmo a quem já lá mora, que não se deixe tentar pelo sol e praias e simplesmente fique em casa.

Publicado por Município de Olhão em Terça-feira, 31 de março de 2020

O município de Olhão, no distrito de Faro, foi mesmo mais longe: criou uma campanha, de grande escala, com vários cartazes que estão já espalhados por todo o concelho e onde, com originalidade e humor, se manda as pessoas para casa.

“Acreditando que já todos conhecem a situação em que vivemos e as medidas que cada um deve tomar, o Município de Olhão lança uma campanha dirigida a quem, irresponsavelmente e sem motivo essencial, continua a circular pela rua, colocando em risco a saúde de todos nós”, escreve a autarquia numa publicação.

Publicado por Município de Olhão em Terça-feira, 31 de março de 2020

“O isolamento social é a única forma de conter este vírus”, acrescenta. Alguns outdoors são bastante engraçados, ainda que com conteúdo sério, outros têm informações úteis como os cuidados que deve a ter de higiene — sempre com o recado final do “fique em casa”.

Outros ainda são mesmo assertivos, ao lembrar, por exemplo, que “o tempo e os recursos gastos para o obrigar a ficar em casa, poderiam estar a ser usados em ajudar que mais precisa”.

Publicado por Município de Olhão em Terça-feira, 31 de março de 2020

As imagens dos cartazes e respetivos recados têm sido amplamente partilhadas nas redes sociais, com elogios à iniciativa.

Além da campanha de outdoors, esta quarta-feira, 1 de abril, a Câmara de Olhão aprovou também, em reunião, a implementação de várias medidas de apoio social durante a pandemia do coronavírus.

Publicado por Município de Olhão em Terça-feira, 31 de março de 2020