NiTfm live

Na cidade

Oceanos estão mais quentes agora do que em qualquer altura da história

Os últimos 10 anos foram os mais quentes nos registos das temperaturas globais dos oceanos.
Estudo internacional com resultados assustadores.

Em 2019, os oceanos do planeta Terra foram mais quentes do que em qualquer outro momento da história da humanidade, segundo um novo estudo científico divulgado esta segunda-feira, 13 de janeiro.

De acordo com a Lusa, citada pela “TSF“, o artigo foi publicado na revista científica Advances in Atmospheric Sciences e revela que, no ano passado, foram registados novos recordes de aquecimento dos mares — a temperatura média aumentou em cerca de 0,075 graus centígrados face à média de 1981-2010. Para atingir essa temperatura o oceano terá absorvido, dizem os investigadores, qualquer coisa como 228 sextiliões de joules de calor.

O trabalho foi liderado por uma equipa internacional de 14 cientistas de 11 institutos e também refere que os últimos 10 anos foram os mais quentes nos registos das temperaturas globais dos oceanos. A equipa terá usado um novo método de análise e concluído ainda que nas últimas seis décadas o aquecimento foi aproximadamente 450% do anterior, o que reflete uma grande subida na taxa de alterações climáticas globais.

Os investigadores não duvidam de que os dados comprovam o aquecimento global, explicando que é nos mares que grande maioria do calor acaba. “Se se quiser entender o aquecimento global tem que se medir o aquecimento dos oceanos”, frisam.

No entanto, repetem que a situação do ainda pode ser travada, se todo o mundo apostar em fontes de energia renováveis, mas lembram que mesmo nesse caso os oceanos levariam mais tempo a responder à mudança do que o ambiente atmosférico e terrestre.