NiTfm live

Na cidade

O miradouro mais incrível de Portugal fica nos restos de um antigo vulcão

Na Ilha Terceira, Açores, o Miradouro da Serra do Cume revela a paisagem única da região. As fotos são maravilhosas.
Foto partilhada no Instagram.

Não faltam motivos para visitar os Açores, mas há um local que, só por si, justifica a viagem — ou o desvio até à Ilha Terceira, se for o caso. Um miradouro localizado no topo da Serra do Cume, perto de Angra do Heroísmo, tem 11 anos de vida e invade cada vez mais as redes sociais com fotos magníficas tiradas ao nascer ou pôr do sol, com céu limpo ou de chuva. E isto porque, de qualquer maneira e prisma, a vista é absolutamente única sobre a manta de retalhos que são as plantações da região.

“Manta de Retalhos” é aliás a designação mais comum entre as centenas de críticas de páginas turísticas, como o Tripadvisor, onde as avaliações a este espaço, por visitantes portugueses e estrangeiros, são super positivas.

E é isso mesmo que vê: uma manta de retalhos, oficialmente os cerrados ou campos agrícolas, separados por muros de pedras vulcânica e hortênsias, que juntos criam uma imagem irrepetível.

Há muito mais na história e passado desde local mágico. Segundo a autarquia de Angra do Heroísmo, situado a 545 metros acima do nível do mar, este miradouro fica no complexo desmantelado da Serra do Cume, que por sua vez surgiu nos restos de um vulcão — provavelmente o primeiro e aquele que formou a ilha.

A sua erupção, explica a autarquia, terá criado um maciço de grandes dimensões que ampliou em vários quilómetros os limites da ilha. O interior dessa caldeira, com um diâmetro de mais de 15 quilómetros, constitui-se na tal planície atualmente ocupada por largas extensões de vegetação e áreas de pastagem — a manta de retalhos que consegue ver durante vários pontos na subida, e no miradouro no final.

Vai poder ver ainda pequenos domos vulcânicos, formados por algumas das erupções seguintes do vulcão, que se alinham ao longo de uma falha.

Mais: durante a Segunda Guerra Mundial, a serra terá servido de ponto de controlo militar, tendo mesmo ali existido um complexo subterrâneo, entretanto abandonado.

O miradouro foi inaugurado a 2 de agosto de 2008 e para lá chegar só tem de sair de Angra de Heroísmo pela estrada VR, em direção da Praia da Vitória, ainda que virando depois para São Sebastião.

Carregue na galeria para ver algumas das fotos mais incríveis partilhadas no Instagram deste miradouro e das suas vistas.