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O seu comboio atrasou? Pode ter direito a uma indemnização

O transporte ferroviário de passageiros na União Europeia foi liberalizado e há mais direitos para os utilizadores.
Novas regras em vigor.

As regras no transporte ferroviário de passageiros estão diferentes. Desde o passado dia 1 de janeiro, data da entrada em vigor da liberalização total do setor, que os utilizadores têm mais direitos — como o de ter indemnizações de parte do preço do bilhete, em caso de atrasos nos comboios.

Segundo avança o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira, 3 de janeiro, com as novas regras, atrasos de 60 a 119 minutos podem obrigar ao reembolso de 25% do valor do bilhete.

Além disso, a empresa de transportes tem de informar os passageiros de qualquer supressão temporária dos serviços, através dos meios adequados, com uma antecedência mínima de cinco dias. Anteriormente, não havia prazo obrigatório para essa comunicação.

Em Portugal, já foi aprovado o decreto-lei que transpõe as diretivas que da liberalização do setor.