NiTfm live

Na cidade

Abriu o novo mercado do Lumiar e está cheio de produtos biológicos

Este é o primeiro mercado português especializado em produtos de origem biológica.

É uma tradição com vários anos e muita gente continua a não dispensar uma ida ao mercado para fazer as compras do dia ou da semana. Pão, legumes, frutas, carne ou peixe. É nos mercados mais tradicionais que ainda se encontram os produtos mais frescos e há até quem escolha as mesmas bancas durante décadas.

Nos últimos anos, há várias mercados na cidade que têm vindo a ser reabilitados. Depois da Ribeira, Campo de Ourique e até do mercado de Arroios, existe mais um espaço na cidade que acaba de ganhar uma nova cara. Falamos do Mercado do Lumiar, que foi inaugurado oficialmente este sábado, 7 de julho. 

Passa a chamar-se Mercado do Lumiar + Bio e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia do Lumiar e a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio). Este é o primeiro mercado municipal com uma zona especializada em alimentos biológicos. 

Tal como escreve a revista “Time Out Lisboa”, a obra foi concretizada pelos arquitetos João Carrasco e Daniela Ermano. Alguns dos comerciantes continuam no mercado, como é o caso da Dona Lurdes da peixaria ou do senhor Mário com a sua charcutaria, mas não faltam novidades, como a mercearia orgânica Miosótis que tem agora um espaço só para si e onde pode comprar leguminosas, vinhos, azeites, carne biológica, mel, leites vegetais e animais ou chá.

No exterior há várias montras voltadas para a rua, uma esplanada e até um mural pintado pela artista urbana e ilustradora Vanessa Teodoro. Pode ainda contar com um restaurante e uma padaria geridos pela marca Zona Bio. 

O novo Mercado do Lumiar + Bio está aberto de terça-feira a domingo, entre as 7 e as 21 horas, e fica a apenas dois minutos da estação de metro do Lumiar, no início da Alameda da Linha das Torres.