NiTfm live

Na cidade

Nomad Glamper: dormir em cima do carro vai tornar as suas férias inesquecíveis

Empresa portuguesa aluga tendas que se colocam nas barras de tejadilho dos automóveis. A opção é barata, original e prática.
Os miúdos também vão adorar.

Esta nova solução é para os viajantes, aventureiros, nómadas e para aqueles que gostam do campismo e de correr o País e o mundo no conforto do seu carro e sem se preocuparem com o poiso. Nas próximas férias já pode dormir e acampar perto do companheiro de viagens e explorações de estrada: o automóvel. No fundo, dorme, acorda e anda por onde quiser.

A Nomad Glamper é uma nova empresa portuguesa, que nasceu para inovar no setor de alojamento móvel disponibilizando para aluguer tendas de tejadilho — ou seja, que se colocam nas barras por cima dos automóveis.

Elas funcionam como uma tenda de glamping, mas, em vez de dormir no chão, o utilizador dorme com elevação, em cima da sua viatura.

A startup nasceu da vontade de um homem de mudar o seu ritmo de vida e fugir do rebuliço da cidade e da vida de escritório — enquanto oferecia às pessoas uma forma de fazer o mesmo, em conforto e com originalidade.

Gonçalo Tita tem 38 anos e é de Lisboa. Trabalhou durante 18 anos na área do turismo, passando por várias agências de viagens, até chegar aqui. “Estar no ramo permitiu-me viajar pelos quatro cantos do mundo, tanto em trabalho como em lazer, dando-me a oportunidade de conhecer novas culturas e ideias”, explica à NiT.

Desde criança que sempre gostou de procurar aventuras e andar no meio da natureza, “explorar lugares fantásticos e com paisagens de cortar a respiração”. Com os conhecimentos que tinha na área, viu no ano passado a oportunidade de apresentar uma nova forma de alojamento e, ao mesmo tempo, uma experiência única com a qual as pessoas se identificassem.

“E sobretudo que tivesse uma forte ligação à natureza, à liberdade e ao conforto de percorrer as estradas sem destino.” 

As tendas da Nomad Glamper.

Surgiu então a ideia da Nomad Glamper. Com uma oferta de design português, os alugueres permitem usufruir de uma experiência única de alojamento e ter uma noite bem passada em qualquer lugar do mundo. E em todo o tipo de condições climatéricas, garante Tita.

“Aquando da criação da Nomad Glamper, juntámo-nos ao melhor fabricante de Roof Top Tents existente no mercado mundial, a James Baroud, e com isso garantimos material topo de gama, capaz de servir em qualquer condição”, frisa ainda.

A empresa teve o seu lançamento em agosto do ano passado mas o arranque maior tem sido este ano, com uma adesão crescente. “E o feedback dos clientes tem sido bastante positivo e encorajador”, adianta o empresário.

Desde escapadinhas de fim de semana a expedições de 15 dias pelo norte de África, as tendas “têm vivido todo o tipo de aventuras”.

Em 2019, a empresa está já em Lisboa (Costa da Caparica) e em Aveiro (Praia da Vagueira), os locais onde os clientes podem fazer o levantamento e entrega. “Como somos adeptos das escapadinhas, temos um horário alargado para levantamentos e entregas aos fins desemana para que os clientes possam aproveitar ao máximo o tempo disponível.”

A montagem e desmontagem é efetuada pela equipa da Nomad Glamper, sendo que todas as tendas são aspiradas, lavadas e higienizadas após cada aluguer.

Aluga uma Nomad Glamper e este pode muito bem ser o teu final de dia 🌅👫.Com as nossas tendas o teu conforto está…

Publicado por Nomad Glamper em Quarta-feira, 5 de junho de 2019

Depois, cada vez que estaciona e quer dormir, a abertura e o fecho da tenda são feitos em menos de um minuto através de um sistema hidráulico. Lá dentro já se encontra um colchão confortável e espaçoso.

Mas pode usar-se num carro citadino? Pode. Todos os modelos de viaturas permitem a utilização das tendas, desde que possibilitem a colocação de barras de tejadilho. E, se não as tem, a marca ajuda com isso também.

O empresário destaca as vantagens: “Além de poder escolher dormir em lugares que lhe pareciam impossíveis até então, pode mudar a sua rota sempre que lhe apetecer”, explica.

“É possível adormecer a ver aquela praia que adora, almoçar no centro da cidade de que mais gosta e descobrir um novo spot para o pôr do sol a caminho da próxima paragem”, adianta.

Pode dormir no meio da natureza.

Na verdade, uma vez que as tendas não ocupam nenhum espaço circundante ao veículo, pode pernoitar onde quiser, pois as normas legais em vigor no nosso País assim o permitem, desde que devidamente estacionado em local público e em conformidade com a lei. “O mais importante é que impere sempre o bom senso e o respeito pela natureza.”

Todas as tendas têm janelas a 360 graus, permitindo uma vista panorâmica incrível, ajudada pela altura elevada. São estáveis, ventiladas (com a ventilação alimentada por um pequeno painel solar), com arrumação e confortáveis. Todas as janelas têm rede mosquiteira para as noites mais quentes e, para subir, tem uma escada móvel (telescópica) que viaja sempre lá dentro.

Acorda com uma vista assim.

No interior tem um colchão de alta densidade e luz Led que poderá recarregar na sua viatura sempre que necessário.

As tendas permitem uma ocupação máxima de dois adultos e uma criança no tamanho padrão, de 140 por 200 centímetros. No entanto, também pode optar pelos modelos XXL (160x224cm), onde cabem dois adultos e duas crianças ou três adultos. Estas adaptam-se melhor a viaturas de maior porte, como carrinhas, jipes e autocaravanas.

O valor por noite dos alugueres varia entre 28€ e 60€, de acordo com a época e número de noites (mínimo duas noites). As reservas podem ser feitas online e também é possível alugar vários extras, tais como duche solar, geleira elétrica, BBQ, mesa e cadeiras de campismo. 

Atualmente, as Nomad Glamper estão com uma campanha de verão, de 20 por cento de desconto nos alugueres. Só tem de inserir o código VERAO19 para poder aproveitá-la.