NiTfm live

Na cidade

Neve invade ilhas das Flores e do Corvo — e há imagens para prová-lo

É um fenómeno pouco frequente no arquipélago dos Açores.
Vale a pena ver as imagens.

As baixas temperaturas nos Açores provocaram um fenómeno raro esta quinta-feira, 21 de fevereiro: pintaram de branco as ilhas das Flores e do Corvo. A queda de neve ficou registada através de fotografias e vídeos incríveis.

Segundo as notas da meteorologista Rita Mota no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem de uma massa de ar muito frio pelas ilhas trouxe neve a altitudes ligeiramente abaixo dos 800 metros. Embora seja um acontecimento pouco comum, os especialistas já o esperavam há dois dias.

Foto de Sérgio Câmara.

O Caldeirão, na ilha do Corvo, a 650 metros de altitude, foi um dos sítios mais procurados pelos habitantes e turistas para ver a queda de neve. Já na ilha das Flores, o fenómeno era mais visível no lugar do Morro Alto.

No Facebook, por exemplo, as publicações de Sérgio Câmara revelam montes cobertos de branco nas Flores, bem como o seu próprio carro. No Twitter também não faltam partilhas de vídeos da neve a cair.

Foto de Sérgio Câmara.

Noutras ilhas açorianas, dos grupos central e oriental, as baixas temperaturas congelaram a água.

O alerta continua

Este sábado, 23 de fevereiro, chega aos Açores a depressão Kyllian. O IPMA prevê um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima.

“A aproximação de uma depressão cavada e a passagem de uma superfície frontal fria com atividade forte provocará um agravamento do estado do tempo”, explicam.

O grupo ocidental vai estar em aviso vermelho entre as 12 e as 18 horas de sábado, devido a agitação marítima. Nas restantes horas, mantém-se o alerta laranja.