NiTfm live

Na cidade

Nasceu um coala no Zoo de Lisboa — e há um vídeo incrível da cria com a sua mãe

O nascimento e as imagens divulgadas reforçam a esperança na conservação de uma espécie em declínio, diz o Zoológico de Lisboa.
Foto de Nuno Branco, do Zoo.

Tem sete meses, começa a sair pelas primeiras vezes do marsúpio da sua mãe, não tem ainda nome conhecido e nasceu no Jardim Zoológico de Lisboa. O espaço da capital partilhou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, a informação do nascimento de uma cria de coala (Phascolarctos cinereus), no âmbito do seu programa de reprodução da espécie. E partilhou também um incrível vídeo do pequeno animal, a interagir com a sua progenitora no local.

Conforme lembra o Zoo, ao longo dos últimos meses a Austrália foi atingida por fogos devastadores que colocaram em grande perigo toda a flora e fauna da região. Mais de um mil milhões de animais terão morrido nos incêndios e, agora que estes acalmaram, os investigadores começam a avaliar os estragos e a agir pela salvaguarda dos sobreviventes.

O novo morador do Zoo.

Por isso, como sinal de esperança e de incentivo, o espaço partilhou a história desta cria, nascida a 25 de julho de 2019, após uma gestação de cerca de um mês. O pequeno coala, com menos de 20 milímetros de comprimento e 0,5g de peso, migrou para a bolsa marsupial da sua progenitora, onde permaneceu durante cerca de sete meses. Hoje, com pouco menos de sete meses de vida, é possível observá-la tanto no marsúpio como no colo da mãe, como o demonstra o vídeo partilhado.

O Jardim Zoológico anunciou ainda que vai enviar para a Austrália mais uma tranche de donativo a partir do seu Fundo de Conservação. O montante, à semelhança do valor angariado pelos mealheiros do Jardim, ou pelo fundo criado pelo Zoo de San Diego, será utilizado de imediato no resgate e recuperação da flora e fauna australiana. Todos podem contribuir para através de donativo direto no site de angariação de fundos criado pelo Zoo de San Diego, ou, até ao final do mês de março, num dos três mealheiros espalhados pelo Jardim Zoológico — estando agora um deles localizado na loja do Zoo na zona de acesso livre.