NiTfm live

Na cidade

Não saia de casa sem gabardina — esta quinta-feira há chuva e trovoada

E 10 concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam risco muito elevado de incêndio, de acordo com o IPMA.

Custa, mas é a verdade.

Esta quinta-feira, 6 de setembro, é melhor não sair de casa sem guarda-chuva e impermeável. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros e trovoada nas regiões do interior norte e centro durante a tarde.

Também está previsto vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus (na Guarda) e os 17 (em Lisboa e Faro). Já as máximas ficam entre os 22 (na Guarda) e os 30 (em Santarém).

Mas não se deixe enganar pelas temperaturas — quase todo o País está em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) durante esta quinta-feira. Os distritos mais afetados são os de Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro, no continente, e ilha do Porto Santo (Madeira). Portanto, não deixe de usar protetor solar, nem óculos de sol com filtro UV.

Além destes alertas, o Instituto coloca os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim, no distrito de Faro, e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso, no distrito de Bragança, em risco muito elevado de incêndio.

Outros 18 concelhos de Vila Real, Viseu, Leiria, Coimbra, Portalegre, Beja e Faro estão sob risco elevado.