NiTfm live

Na cidade

Não é impressão sua, o tempo está mesmo a mudar — e vem aí chuva e mais frio

Até ao final da semana ainda há melhorias, mas o fim de semana traz chuva e descida de temperaturas.
Vem, mas depois vai embora.

Esta quarta-feira, 9 de outubro, o dia acordou mais frio e ventoso. Quem saiu à rua ficou com a sensação de que o tempo está, como se costuma dizer, a virar. Não é impressão — está mesmo. Não para já, mas a partir do fim de semana.

Esta quarta-feira já há dois distritos do País em alerta amarelo por vento forte de norte e com rajadas — sobretudo no litoral oeste e nas terras altas — que podem chegar aos 75 quilómetros. São eles Leiria e Lisboa.

A temperatura também desceu bastante, em especial a máxima, e se na capital, por exemplo o termómetro esteve na terça-feira próximo dos 30 graus, não deverá agora passar dos 24º.

De resto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este dia céu geralmente pouco nublado ou limpo na generalidade do território. Na quinta e sexta-feira as temperaturas deverão voltar a subir para valores até próximos dos 30 de máxima, mesmo na capital. Mas no fim de semana tudo muda e a chuva regressa.

Em Lisboa, há chuva prevista para domingo, dia em que as temperaturas também não deverão passar os 22 graus. Situação idêntica para Setúbal, Leiria e Porto. Na segunda-feira, no litoral centro e sul esta chuva já deverá ter passado mas pode manter-se pelo menos mais um dia a norte.

Para a próxima semana, as previsões ainda são muito incertas mas apontam para céu muito nublado e máximas mais próximas dos 20 graus em quase todo o País; e para chuviscos regulares a norte.