Na cidade

Este foi o monumento mais visitado do País em 2017

Pela primeira vez, o número total de visitas aos museus, monumentos e palácios ultrapassaram os cinco milhões de visitantes.

Será que adivinha qual é?

Os museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) receberam mais de cinco milhões de visitantes em 2017. Um recorde nacional, segundo os dados anunciados pela entidade esta sexta-feira, 12 de janeiro.

Em 2016, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos em Lisboa, foram os dois mais visitados. No ano seguinte o primeiro monumento perdeu 109 mil visitantes. Contudo, o Mosteiro dos Jerónimos somou mais um milhão de visitantes do que no ano anterior, o que significa um aumento de 7,9 por cento. Isto quer também dizer que continua a ter o título de mais visitado.

Ainda no grupo dos monumentos, o Panteão Nacional, que foi alvo de polémica depois do jantar do grupo da Web Summit 2017, também cresceu no número de visitantes (24,3 por cento).

No geral, a tendência de crescimento alargou-se tanto aos monumentos, como aos museus e palácios. No entanto, verificou-se que os Palácios Nacionais de Mafra e da Ajuda são aqueles que mais subiram no ranking. Aliás, foi um aumento de 27 por cento. Ainda assim, a liderança dos museus continua a ser do Museu Nacional dos Coches (350 mil visitantes), tal como nos últimos anos.