Back in Town

Micra: o carro que é a extensão da minha vida

Se vamos passar várias horas por dia dentro do carro, então, que ele seja o mais parecido possível com  a nossa casa, e que tenha tudo aquilo que mais valorizamos. Encontrámos esse carro.

Cada vez mais, procuramos que tudo na nossa vida se adapte aos hábitos que adquirimos, às rotinas confortáveis, queremos que o mundo se adapte a nós, ou que alguém pense em como é que tudo no mundo se possa adaptar a nós. Um dos segredos do sucesso do Facebook passa por aí, por ter um algoritmo afinado todos os dias por forma a que nos seja mostrado o conteúdo que mais nos interessa, que nos apareçam no feed de notícias os posts das pessoas com que mais interagimos, que nos surja no topo de página aquela notícia que queremos mesmo saber. As marcas, cada vez mais, procuram isso, facilitar-nos a vida, criar-nos conforto, proporcionar-nos experiências mais agradáveis.
 
Outro dos exemplos perfeitos que mostram isto mesmo é o dos carros. Andar de carro já não é só uma forma de chegar do ponto A ao ponto B, cada vez mais o carro é uma extensão de nós próprios, da nossa casa, do nosso trabalho, da nossa vida. É por isso fundamental que nos sintamos confortáveis e preenchidos quando andamos de carro, e não aprisionados ou stressados porque nos está a faltar qualquer coisa fundamental.
 
Quando pensamos naquilo que um carro deve ter para que sejamos realmente felizes ao volante, pensamos na nossa vida, nos nossos hábitos, queremos as nossas redes sociais, a nossa música, queremos que o carro nos ajude na condução, nos indique o caminho, nos dê segurança, conforto. Queremos tudo à mão, tudo simples, para que o simples facto de estarmos no carro já seja uma experiência agradável, mesmo se estiver um trânsito dos diabos, ou uma chuvada daquelas que pedem para ficarmos em casa.
 
Foi tudo isto que sentimos quando nos sentámos no novo Nissan Micra, um citadino perfeito para as voltas do dia a dia, mas que apetece levar para as escapadinhas no Douro ou no Alentejo, numa road-trip por Itália ou pelo sul de Espanha. Isto porque a sensação de conforto, de espaço, são as de um carro topo de gama, e não as que se esperam num carro de cidade.
 
O que mais impressiona no novo Micra é mesmo esta sensação de que fizeram um carro a pensar em nós. É possível fazer mais de 100 personalizações distintas para que fique tudo à nossa medida. O lado tecnológico e digital é dos que mais impressionam. O carro tem um ecrã tátil de 7 polegadas, que está ligado ao nosso smartphone através da app Nissan Connect. E com isso temos o mundo ali. As redes sociais, a nossa música, as nossas rádios, o nosso navegador, tudo ali num ecrã simples e a cores, quase como se fosse o nosso computador ou tablet.
 
O carro tem ainda outro ecrã central, este mais pequeno, de 5 polegadas, que nos garante as informações essenciais para quando estamos a conduzir: quanto combustível nos resta, qual é a próxima curva, se alguém nos está a ligar, que música estamos a ouvir.


 Música, cá está outra das coisas que nos deixam entusiasmados. O novo Micra tem um sistema áudio Bose, com seis altifalantes que garantem um som a 360 graus. Um deles está no encosto de cabeça do condutor, o que faz com que a experiência de ouvir música ao volante seja perfeita.
 
Depois há aqueles detalhes que só valorizamos quando percebemos que eles existem. Os três suportes para copos que existem na consola central, a zona dedicada ao smartphone, com uma área para o colocarmos a entrada USB para o carregarmos (e até uma ligeira luz para vermos isto tudo à noite), e até a zona onde encostamos o joelho direito é almofadada, para garantir o máximo de conforto. A chave inteligente também é uma grande ajuda. Não precisamos de a tirar da mala. Basta chegarmos perto do carro e ele reconhece a chave e as portas abrem-se. Para ligar o motor é só carregar no start, tudo prático, tudo simples.
 
A condução também é diferente no novo Micra, sobretudo graças às tais pequenas mudanças digitais que nos facilitam a vida e nos garantem mais segurança. O carro tem um sistema de controlo inteligente de trajetória, que permite fazer curvas perfeitas e em segurança, mas também tem um sistema inteligente de manutenção de faixa, que nos alerta para o facto de estarmos a mudar de faixa sem usarmos o pisca. As câmaras também são inteligentes e ajudam-nos a estacionar ou a movimentarmo-nos na cidade. Há uma câmara com vista de cima, perfeita para nos ajudar a perceber se estamos perto de objetos, ou temos carros demasiado próximos quando estamos a estacionar, mas também há câmaras laterais (para vermos se estamos perto do passeio) ou traseiras, que nos ajudam a estacionar sem bater no carro de trás.
 
Para quem valoriza o design, o novo Micra tem linhas desportivas elegantes, que lhe dão um aspeto ousado. Ajudam os acabamentos premium, com interiores coloridos e um painel moderno e muito adaptado ao mundo digital.
 
É por tudo isto que a Nissan chama ao novo Micra o Cúmplice Perfeito. Porque é mesmo. Cúmplice na nossa vida, porque não nos obriga a mudar nada, ele é que se muda para se adaptar a nós. O preço desde cúmplice também é perfeito: o primeiro modelo, com um motor a gasolina de 900cc e 90 cavalos, tem um preço recomendado que começa nos 12.400€.

Este artigo foi escrito em parceria com a Nissan
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo