na cidade

Mercado de Santa Clara é o centro da criatividade até domingo

Até 20 de maio, há conferências, exposições, street food, bancas, workshops, paredes de escalada, bicicletas elétricas e muito mais, no centro de Lisboa. A entrada é livre.

O renovado Mercado de Santa Clara tem vindo a afirmar-se como o mais recente hub criativo de Lisboa, e para mostrá-lo e celebrá-lo recebe, a partir desta quarta-feira, 16 de maio e até domingo, dia 20, uma semana dedicada à arte, design, fotografia e ilustração. Conferências, exposições e workshops com o melhor da criatividade nacional e internacional integram a VI Semana Criativa de Lisboa do Festival do Clube de Criativos de Portugal e a entrada é gratuita.

São cinco dias com muita animação e criatividade, no interior e exterior do Mercado de Santa Clara, junto à Feira da Ladra. No exterior, vai estar um Mercado Criativo, com pontos de venda de empreendedores das áreas criativas, atividades e street food. Há uma esplanada, e muitas atividades lúdicas e educacionais a acontecer em simultâneo.

Ali, tanto pode receber dicas dos melhores diretores criativos portugueses sobre como construir um portefólio, como experimentar uma parede de escalada ou até andar em bicicletas elétricas, que estão disponíveis por estes dias. Pode mesmo dar um salto a um salão da Barbearia O Purista, onde é possível aparar a barba e o cabelo.

No interior do Polo Cultural de São Vicente (Campo de Santa Clara), encontra diversas exposições, com destaque para a mostra de fotografia “In the Swimming Pool” da eslovena Mària Svarbova, que já recebeu vários prémios internacionais, e ainda a maior exposição de ilustração do país com 33 ilustradores portugueses.

O Festival integra ainda várias palestras, workshops e masterclasses (aconselha-se a consulta do programa, pois algumas das atividades precisam de inscrição prévia) e conta com as presenças de algumas das maiores lendas da criatividade internacional como é o caso do ilustrador português radicado em Nova Iorque, Jorge Colombo, dos espanhóis Siscu Molina e Miguel Ángel Furones e do veterano francês Jacques Séguéla.

O Mercado Criativo de Santa Clara abre esta quinta-feira, dia 16, às 18 horas e encerra às 22 horas. Nos restantes dias, até domingo, funciona entre as 12 e as 20 horas. A entrada é livre.

O mercado coberto é o mais antigo do género de Lisboa, fica na freguesia de São Vicente e foi recentemente renovado para acolher a sede do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que assumiu a programação do espaço.