NiTfm live

na cidade

Mega torre de Picoas concluída em junho

Tem três nomes, 17 andares, quatro anos de histórias com algumas polémicas e está quase pronta, a nova mega torre da capital.

O projeto já existe desde 2014, chegou a estar parado por causa de uma polémica e aproxima-se agora, finalmente, do dia da inauguração. A Torre de Picoas, Edifício 45 ou Torre da Cidade, como tem sido chamada, um novo edifício de 17 andares para escritórios em Picoas, no centro de Lisboa, tem data de conclusão prevista para junho.

A notícia é avançada pelo Observador esta quinta-feira, 26 de abril. A apresentação do programa da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019 foi já feita na nova Torre de Picoas, prova do avanço das obras, e na ocasião a arquiteta e co-responsável pelo projeto, Patrícia Barbas, adiantou ao jornal online que a obra deverá estar concluída no próximo mês de junho.

A torre, com uma fachada de espelhos, tem 68 metros à superfície, seis pisos subterrâneos e vai ter escritórios nos diversos andares e lojas no piso térreo. O investimento foi de 70 milhões de euros, que incidiram sobre o edifício e sobre o espaço público verde que ligará a torre ao jardim da Maternidade Alfredo da Costa.

A torre fica no gaveto da Fontes Pereira de Melo com a Latino Coelho e tem dois blocos interligados, um de 13 andares do lado da Maternidade e outro de 17, para a avenida. O tal espaço verde e pedonal, entre a Casa Museu e a torre, vai mesmo eliminar a circulação automóvel num troço da Avenida 5 de Outubro e em frente à MAC.  

Mas não foi esse o motivo do embargo da obra em 2016, nem o abate de árvores que criou polémicas, ou a demolição de prédios devolutos. A obra parou em 2016 na sequência de se ter descoberto que foram feitas fundações da torre em terrenos municipais e que a Câmara de Lisboa decidiu então ceder uma parcela adicional de terreno junto ao lote, em troca do tal projeto de espaços verdes. A Assembleia Municipal de Lisboa protestou e enviou mesmo uma queixa para o Ministério Público, mas esta acabou por ser arquivada e o assunto resolvido.