NiTfm live

Na cidade

Porque é que o mar no Algarve está mais frio do que no Minho?

Na Praia da Luz a temperatura da água é de 15 graus este sábado. Em Apúlia, em Braga, é de 19 graus.
O mar no Algarve tem estado mais frio do que o habitual.

Se passou pelo Algarve neste verão (ou ainda está por lá), é provável que tenha reparado que a água do mar tem estado mais fria do que o habitual. Este sábado, 17 de agosto, há mais um bom exemplo disso. Na Praia da Luz, por exemplo, a água regista uma temperatura de 15 graus.

Albufeira varia entre os 16 e 17, Armação de Pêra e Portimão estão com 16 graus e só em Faro e Tavira zonas com maior influência do Mar Mediterrânico é que as temperaturas estão mais altas, entre os 18 e os 19 graus.

Se olharmos para outras praias de Portugal, a zona da Costa da Caparica, por exemplo, está com 16 graus. A praia de Carcavelos varia entre 15 e 16. No norte do País, porém, as temperaturas estão mais altas. É o caso de Ofir, em Esposende, com 18 graus; Viana do Castelo, com 17 graus; em Matosinhos varia entre os 16 e 17; sendo que em Apúlia, no distrito de Braga, no Minho, chega à temperatura de 19 graus.

A culpa de o mar no Algarve — onde a água costuma ser mais quente estar mais frio é do vento. As rajadas em direção a norte que têm soprado a sul do Cabo Carvoeiro têm levado à superfície uma camada de águas mais profundas, que são mais frias. Trata-se de um fenómeno chamado afloramento costeiro ou up-welling.

Apesar de não ser uma boa notícia para quem está de férias na região (e para os próprios algarvios, claro) é bom para os peixes e, claro, para os pescadores. Porque esta água mais fria tem mais nutrientes e atrai mais peixes, que desta forma ficam à superfície.