NiTfm live

Na cidade

Maior balão de ar quente do mundo vai estar em Portugal — e pode experimentá-lo

No festival Flutuar pode subir ao céu numa superbike ou num balão de Van Gogh para ver o nascer do sol, com muito mais à mistura.
Um festival internacional.

Quase toda a gente tem esta experiência na sua bucket list: ver o mundo pelos céus, assistir ao nascer do sol e saber como é estar — e subir — num balão de ar quente. Em Coruche, a 50 minutos de Lisboa, vai poder fazer tudo isto, no primeiro fim de semana de novembro. E até pode experimentar o maior balão de ar quente do mundo, entre muitas outras atividades que há para fazer.

O Flutuar — Festival Internacional de Balonismo de Coruche volta à vila ribatejana pelo terceiro ano consecutivo. Depois do sucesso das edições de 2017 e 2018, por onde passaram cerca de 30 mil visitantes, entre 29 de outubro e 3 de novembro há mais balões, vindos de diversos países, para ali estarem e para os poder experimentar. E o melhor? O evento calha a um fim de semana prolongado pelo feriado de Todos os Santos, pelo que consegue aproveitar e fazer uma escapadinha.

No Flutuar, encontra mais de 30 balões de todo o mundo, verdadeiros espécimes raros e originais. Como uma Superbike de 37 metros de altura e 46 de largura, por exemplo; ou o Vincent Van Gogh dos balões. Literalmente: uma verdadeira obra de arte com o rosto do célebre pintor holandês.

Os voos livres de balão vão acontecer às 7 horas de manhã em todos os dias do evento, com reforço de um segundo voo às 16 horas na sexta-feira, sábado e domingo (1, 2 e 3 de novembro).

Pelo meio, tem muito para se entreter: para além da apresentação oficial do maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros — um gigante com mais de 40 metros de altura e capacidade para 34 pessoas — a edição deste ano traz mais atividades para toda a família.

Durante o fim de semana grande, dias 1 a 3, o Flutuar promete encher as ruas de Coruche com jornadas de gastronomia tradicional, feiras do livro e artesanato, uma exposição de construções com peças LEGO, uma Street Food Fest, animação de rua e street art.

E há mais: insufláveis, uma caminhada, concentração e passeio de viaturas clássicas ou o já esperado espetáculo de luz e música eletrónica Night Glow. E, pela primeira vez, workshops, drones e rádio-modelismo aéreo, realizados pelo Aero Club de Portugal.

O evento, organizado pela Windpassenger e pela Câmara de Coruche, tem também como objetivo consciencializar o público para a importância da floresta de montado, com as viagens de balão a sobrevoarem as paisagens conhecidas pelos sobreiros, além do magnifico Rio Sorraia.

Quanto aos preços, a entrada é gratuita nos recintos, explica a organização, mas o valor do bilhete no festival, com a experiência de voo, é de 159,90€, devendo ser comprado no site. O bilhete chama-se Pack Portugal e custa 119€ para miúdos até aos 11 anos.

Este pacote inclui um voucher para voo num balão de ar quente inserido no festival Flutuar, válido para um ano se este voo por algum motivo não acontecer. Inclui ainda transporte de regresso para o ponto de partida (local de descolagem), seguro de passageiros (no ar e em terra), assistência no ar e em terra por parte da equipa Windpassenger.

Mais informações sobre o festival no site oficial. A programação também já está disponível online.

A seguir, carregue na galeria para ver imagens da edição anterior ou conhecer os balões onde vai poder voar.