NiTfm live

Na cidade

Livrete do carro vai passar a ser um cartão que cabe na carteira

O novo Documento Único Automóvel entra em vigor no dia 1 de agosto para novas matrículas.
Até 2020 o novo DUA vai abranger todos os veículos.

O livrete do carro, Documento Único Automóvel (DUA), vai passar a ser um cartão que cabe na carteira, avança o jornal “Público”. No dia 1 de agosto o documento entra em vigor para as novas matrículas. Os restante veículos serão abrangidos até 2020.

O Ministério da Justiça anunciou esta quarta-feira, 19 de junho, que o documento vai passar a ser semelhante ao Cartão de Cidadão para ser mais fácil de guardar e transportar.

Segundo o Ministério da Justiça, citado pelo jornal, esta alteração pretende “simplificar o conteúdo informativo disponível no documento” e “reunir dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”.

A transição está a ser coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado, juntamente com o Instituto de Mobilidade e Transportes e a Imprensa Nacional Casa da Moeda. Conta ainda com a colaboração das entidades fiscalizadoras do trânsito, GNR e ANSR.

O Instituto dos Registo e Notariado estima que até ao final do ano, 200 mil Documentos Únicos Automóveis serão emitidos em todo o País, no novo formato.

Protótipo do novo DUA.