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Lista de espera para renovar o Cartão de Cidadão em Lisboa já chega a agosto

As filas são intermináveis e só no final do verão é que deve conseguir renovar o seu documento.
As filas de espera vão até às seis horas.

Esperas de seis horas na fila — e só para tirar a senha de atendimento. Este tem sido o cenário nos últimos dias em Lisboa. Segundo os dados do Ministério da Justiça, estão registados 25.246 pedidos de renovação do Cartão de Cidadão para as próximas semanas. Isto significa que antes de 6 de agosto não vai poder atualizar o seu documento de identificação.

O problema está generalizado pelos 18 municípios que fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa, onde o tempo médio de espera é de três meses. O caso mais otimista é em Arruda dos Vinhos, onde é possível marcar lugar para mais cedo: 5 de julho. Se pretende ir à Loja do Cidadão de Odivelas tratar do assunto, pense noutra solução, porque aí só consegue mesmo agendar a renovação para dia 30 de novembro. Em Setúbal, já só se aceitam marcações para o meio de julho.

Esta espera que se pede aos cidadãos da capital é muito superior ao tempo pedido nos restantes distritos do País, onde a média é de um mês. A NiT recorreu ao site do Instituto dos Registos e do Notariado para ver a disponibilidade de agendamentos no Porto e em Faro, e a diferença é considerável: as primeiras datas são 18 de junho (para a primeira opção), e 26 de junho para o sul. Em cidades como Braga, Bragança, Guarda, Portalegre, Viseu e Madeira, é possível marcar a renovação passados três dias.

Se não quiser passar por este purgatório, pode tratar de tudo online, mas o serviço não está disponível para toda a gente — como a NiT já explicou noutro artigo.

Segundo o Ministério da Justiça, referido pelo jornal “Diário de Notícias“, os tempos de espera para os agendamentos são limitados à Área Metropolitana de Lisboa e são causados pela “opção sistemática dos cidadãos pela procura dos mesmos locais de atendimento e no mesmo período (o de abertura ao público)”.

Para aliviar o descontentamento dos utentes, foi feita uma atualização no sistema de atendimento presencial que o torna mais rápido e eficiente (demora apenas 15 minutos por utilizador), tanto para os clientes, como para os funcionários. Consiste em renovar o seu documento ao aproveitar os dados que tinha no cartão anterior, como a impressão digital, a fotografia e a altura. Este novo sistema só é, no entanto, aplicável se o seu Cartão de Cidadão não tiver expirado há mais de um mês.