NiTfm live

Na cidade

Lisboa procura empreendedoras pelo clima — e dá 10 mil euros de prémio

As candidaturas para a Women4Climate estão abertas até 29 de março.
Se tem uma ideia, avance

Lisboa é a Capital Verde Europeia de 2020 e isso implica várias ações em prol do ambiente. Uma delas é o programa Women4Climate, uma iniciativa internacional inserida na rede C40 e que está à procura de mulheres empreendedoras com ideias que se enquadrem nos objetivos definidos pela Lisboa Capital Verde 2020.

Para poderem entrar neste programa, as mulheres têm que corresponder ao requisito de ter um projeto inovador numa das áreas prioritárias. Neste caso, o projeto tem que estar ligado à energia, mobilidade, água, ruído, qualidade do ar, alterações climáticas, economia circular ou biodiversidade.

As candidatas podem apresentar as suas propostas até 29 de março através do site do programa Women4Climate. Daqui serão pré-selecionadas as melhores, que terão que apresentar-se a um júri. Este decidirá, entre outros, se os seus objetivos estão alinhados com os da Lisboa Capital Verde 2020, se é uma ideia inovadora e até se é ou não exequível. Deste processo serão escolhidas 25 propostas para passar à fase seguinte.

A partir daqui este programa desenvolve-se em duas fases: um bootcamp intensivo de sete dias onde as participantes vão poder desenvolver e partilhar as suas ideias de negócio e um programa de acompanhamento. Nesta segunda fase vão ter acesso a mentoria individual e personalizada, eventos de comunidade e eventos de networking. No final passam 15 propostas à última fase.

A decisão final está marcada para 8 de outubro, numa sessão onde as 15 finalistas vão apresentar o pitch dos seus projetos a um júri numa sessão pública. A vencedora ganha 10 mil euros e acesso direto a incubação na Casa do Impacto, acesso à rede de mentores e parceiros da Startup Lisboa, ao programa de aceleração Maze e à possibilidade de implementar o seu projeto em Lisboa.