NiTfm live

Na cidade

Lisboa e Viana do Castelo vão estar ligadas por Intercidades

Serviço deverá começar já em julho e fazer a viagem em quatro horas e meia.
A partir de meados do próximo mês.

Viana do Castelo foi eleito, no início deste ano, o melhor distrito para se viver em Portugal e em breve ficará mais acessível — ou pelo menos, com mais conforto — a partir da capital. Segundo o “Público“, a CP — Comboios de Portugal vai inaugurar uma ligação direta de Intercidades entre Viana do Castelo e Lisboa já a partir do próximo mês de julho.

O serviço começará quando for inaugurada a primeira fase da eletrificação da linha do Minho. De acordo com o jornal, a ligação será assegurada pela extensão de comboios Intercidades já existentes que fazem o percurso Lisboa – Porto. Só que estes passam a chegar e a partir de Viana, em vez de Campanhã.

O “Público” adianta que o tempo de percurso ganho é pouco significativo, de apenas sete minutos comparando com a situação atual em que se faz transbordo em Campanhã.

Atualmente, os tempos de viagem andam entre as 4 horas e 32 minutos e as 4 horas e 52 minutos. A vantagem será, por isso, mais a nível de conforto, porque passa a entrar num comboio em Santa Apolónia ou Oriente e a sair no centro de Viana do Castelo.

Em meados de julho haverá então um comboio direto em cada sentido: o Intercidades Viana-Lisboa deverá sair de manhã e chegar à capital pelo meio-dia e o regresso deverá partir de Santa Apolónia pelas 17h30 e chegar a Viana ao início da noite.