NiTfm live

Na cidade

Lisboa é uma das 31 cidades com mais qualidade de vida no mundo — à frente de Paris

Foi divulgado um novo estudo global. A capital portuguesa subiu 12 posições em relação ao lugar que ocupava em 2005.
A cidade tem vindo a subir no ranking.

Madrid, Barcelona, Paris, Londres ou Nova Iorque. O que têm em comum todas estas metrópoles do mundo ocidental? Menos qualidade de vida do que Lisboa. Segundo um novo estudo global, a capital portuguesa é a 31.ª cidade com mais qualidade de vida do planeta.

A cidade tem estado a crescer neste ranking. Lisboa subiu 12 posições em relação ao lugar que ocupava em 2005, por exemplo. São os resultados do 21.º estudo de qualidade de vida da consultora multinacional Mercer.

Os principais critérios que justificam a subida da capital portuguesa estão relacionados com a segurança da cidade, o momento económico mais estável, o investimento internacional, os números da taxa de desemprego e os resultados das exportações.

Pelo décimo ano consecutivo, Viena, na Áustria, é a cidade do mundo com melhor qualidade de vida. Zurique, na Suíça, está no segundo lugar — enquanto no terceiro há um empate entre Munique, na Alemanha; Auckland, na Nova Zelândia; e Vancouver, no Canadá, que tem sido consecutivamente considerada a melhor cidade da América do Norte neste ranking. Bagdade, a capital do Iraque, mantém-se no último lugar, apesar de ter tido algumas melhorias.