NiTfm live

Na cidade

13 distritos em alerta vermelho por causa do furacão Leslie

Proteção Civil aconselha a que não saia de casa no período mais crítico. Situação só deverá normalizar na madrugada de domingo.

A tempestade chega a Lisboa pelas 18 horas.

A tempestade Leslie está a aproximar-se de Portugal Continental e a Proteção Civil já colocou 13 distritos com alerta vermelho, o máximo da escala. Os ventos podem atingir os 130 quilómetros por hora, a agitação marítima será forte e a chuva intensa. Os avisos foram dados ao início da tarde deste sábado, 13 de outubro.

A Autoridade Nacional da Proteção Civil aconselha mesmo a que não ande na rua no período entre as 23 horas e as quatro da manhã. A tempestade atinge o Contineñte já como depressão pós-tropical. A partir das 18 horas está prevista a chegada do Leslie à região de Lisboa. Os ventos serão mais fortes entre as 21 horas e as 22, na ordem dos 130 quilómetros por hora.

Será entre Sines e a Figueira da Foz que a tempestade entrará no território nacional. Dos 18 distritos, 13 estão agora em alerta vermelho, enquanto que há algumas horas o aviso era apenas laranja. É o caso de  Leiria, Coimbra, Santarém, Lisboa,Viana do Castelo,  Porto, Braga,  Guarda, Vila Real, Setúbal, Aveiro, Viseu, e Castelo Branco. Só durante a madrugada de domingo é que as condições poderão ser menos perigosas.

A passagem do Leslie pela Madeira não foi tão agressiva como se esperava, uma vez que se deslocou para norte. Registou-se algum vento forte na Ilha, e as zonas do Pico do Areeiro, Caniçal e Aeroporto foram as mais atingidas pelas chuvas.

tags: