NiTfm live

Na cidade

Lembra-se daquele amigo que não recicla? Mostre-lhe este vídeo — ele vai querer ser uma pessoa melhor

"Transforme ideais em gestos reais" é o nome da nova campanha da Sociedade Ponto Verde e que inclui três filmes sobre situações do dia a dia.

É tão importante que faça esta separação.

Portugal tem metas de reciclagem ambiciosas para cumprir e o contributo de todos os cidadãos é valioso. É que neste caso, sonhar não basta. Até porque é cada vez mais fácil reciclar.

Nada melhor do que começar por separar as suas embalagens usadas onde quer que esteja: plástico, metal e pacotes de bebidas no amarelo, papel e cartão no azul e vidro no verde. Ok, até aqui já sabia. O que se pode estar a esquecer é que todas as embalagens que usou podem ter uma nova vida. E não pense que são só miúdos que precisam de aprender a reciclar.

Pode parecer um cliché, mas a verdade é que até os mais pequenos gestos do nosso dia a dia podem fazer toda a diferença. Sim, aquele iogurte líquido que bebeu no trabalho, a embalagem dos cereais lá de casa e até o papel de embrulho que vai utilizar para oferecer um presente neste Natal podem e devem ir para o ecoponto certo.

Na redação da NiT, por exemplo, todos os copos de plástico são colocados no ecoponto amarelo. Quando encomendamos comida, temos sempre em atenção a especificidade da embalagem em que ela é transportada. Levar uma vida verde é, no fundo, transformar pequenos gestos em grandes rotinas.

A pensar neste tema, a Sociedade Ponto Verde decidiu lançar uma campanha original de sensibilização chamada “Transforme ideais em gestos reais”. É este o desafio que a organização lança aos portugueses, incentivando-os a tornarem-se cada vez mais ativos “no importante compromisso que é a reciclagem”.

A nova campanha multi-meios é composta por três filmes que retratam diferentes situações do dia a dia onde existe consumo de embalagens. A ideia é inspirar os cidadãos a serem mais responsáveis com o ambiente e, acima de tudo, com eles próprios, não deixando de separar todas as embalagens. Passar das palavras às ações é o próximo (e necessário) passo para alcançarmos um mundo mais sustentável. Por isso, partilhe lá este artigo com aquele amigo (ou amigos) que insiste em não querer reciclar.

“Transforme ideais em gestos reais” desafia-nos a tornar a reciclagem um hábito diário e uma espécie de missão individual. E é tão fácil reciclar.

Este artigo foi escrito em parceria com a Sociedade Ponto Verde.