NiTfm live

Na cidade

Jornal britânico destaca praias para ver antes do Brexit — e uma é portuguesa

Entre Ibiza e Maiorca, em Espanha, Gozo, em Malta, ou Sicilia, Itália, Portugal está na lista do "aproveite enquanto pode".
Mesmo ao lado de Lisboa.

É uma espécie de uma lista de “aproveite enquanto pode”, em jeito de todas as desculpas serem válidas para viajar — sobretudo para onde ainda há sol. O jornal britânico “The Independent” fez a sua escolha das melhores praias para relaxar, descontrair e esquecer a tempestade que se aproxima, referindo-se ao Brexit. E Portugal está mencionado, representado por toda a zona de Oeiras e Cascais.

É certo que mesmo depois do Brexit — e mesmo que não haja acordo quanto à saída do Reino Unido da União Europeia — os cidadãos britânicos continuarão a poder viajar; mas também é quase garantido que terão novas regras de passaporte, nomeadamente precisar de um documento com seis meses de validade para se deslocar na Europa, possíveis vistos e outras medidas ainda incertas.

Por isso, antes da tal tempestade Brexit, como o “Independent” lhe chama, o jornal recomenda os destinos que pode visitar na Europa para aproveitar em simultâneo o fim do calor — tendo por isso o cuidado de escolher locais onde ainda consegue potencialmente apanhar uns belos banhos de sol.

E Portugal esta lá, entre sugestões ilustres como Biarritz, na França; Sicília ou a vulcânica Ischia, em Itália, Marbelha, ou Ibiza e Valência, em Espanha. A relativa desconhecida Gdansk, na Polónia e a popular Corfu, na Grécia, são outras das sugestões.

Sobre Cascais, escreve o meio britânico que as praias espalhadas pela costa portuguesa a oeste de Lisboa têm várias coisas a seu favor: primeiro, o serem acessíveis por um serviço de comboio barato e regular, o que é bom para quem não quer conduzir.

Em segundo lugar, têm a vantagem mais óbvia, de ficarem a apenas 30 minutos da capital portuguesa, criando uma combinação perfeita de férias entre cidade e beira-mar.

Todas as praias da linha são recomendadas, partindo da Cruz Quebrada e passando por Caxias, Santo Amaro, Parede e Estoril, mas o destaque fica mesmo para a vila de Cascais. Esta é uma verdadeira “cidade resort”, diz o jornal, e ainda por cima tem algumas zonas de mar agitado — perfeitas para quem gosta de surf.