NiTfm live

Na cidade

Os jardins secretos de Lisboa vão estar abertos ao público — e não terá de pagar nada

Esta vai ser a terceira edição do festival que dá acesso a espaços da capital que não costumam estar abertos ao público.
Dias de passeios.

É já este mês, nos dias 25 e 26 de maio, que acontece mais uma edição do festival Jardins Abertos. Nesse fim de semana vai poder visitar os vários jardins de Lisboa, nos quais haverá atividades relacionadas com jardinagem e plantas, percursos e visitas guiadas. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para uma melhor preservação dos espaços verdes na capital. 

Em ambos os dias, das 10 horas às 22h30 (aproximadamente), vai poder participar em percursos e visitas guiadas, exposições (de design sustentável, orquídeas, entre outros), conversas e oficinas sobre jardinagem (tanto para adultos como para miúdos), assistir a vídeo-instalações e sessões de cinema ambiental. 

Fazem parte dos espaços que vão abrir portas os jardins do Grémio Literário, do Palácio da Fronteira e da Embaixada de Itália, por exemplo. Também terá livre acesso para entrar no Jardim Botânico da Ajuda, na Estufa Fria de Lisboa e nos Jardins do Palácio de Belém. 

O domingo vai terminar numa festa de celebração da primavera, das 17 horas às 22 horas, no Jardim Braancamp Freire, onde vai haver música de DJ, um concerto e alimentação saudável ao longo da noite, tudo isto aberto a todos os participantes. 

Quanto às entradas, não precisa de se preocupar – a participação no evento Jardins Abertos é totalmente gratuita, tanto nas visitas como nas atividades. Não são necessárias inscrições e os participantes são encaminhados consoante a ordem de chegada e a lotação de cada espaço. A programação completa vai estar brevemente disponível para consulta no site do festival.