NiTfm live

Na cidade

Já pode fazer planos ao ar livre no fim de semana: o sol vai voltar

O ano começou frio e cinzento em grande parte do País, mas a situação deverá melhorar nos próximos dias.
Pode aproveitar para passear e caminhar.

Com grande parte da população portuguesa a regressar lentamente à realidade — para a maioria, o início de janeiro marca um final de férias e de festas e um reentrar na rotina — o frio, a humidade e o céu cinzento podem não ajudar os ânimos. Mas há boas notícias: embora se mantenha frio, o tempo vai melhorar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quinta-feira, 2 de janeiro, o dia vai permanecer escuro em praticamente todo o País, com o nevoeiro em alguns casos tão forte que até motiva um aviso amarelo, para o distrito de Bragança.

No entanto, a partir de sexta-feira, 3, a situação começa a melhorar e no sábado o sol já estará instalado por grande parte do continente. Para dia 4 de janeiro, sábado, de acordo com as previsões atuais, pode contar com céu pouco nublado ou limpo de norte a sul, embora as temperaturas, sobretudo as mínimas continuem baixas: 10 graus de mínima para Lisboa no sábado, sete para Setúbal, quatro para Leiria e um grau negativo para Bragança e Guarda.

No domingo o sol deverá brilhar mesmo em todo o País, com céu limpo previsto para a grande maioria do território — mas as mínimas voltam a descer um pouco. Na primeira semana completa de janeiro, o tempo deverá continuar sem chuva, embora esteja previsto o regresso de algumas nuvens, na maioria altas.